quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Discipulado

Águas que transformam

Classe de Discipulado


Igreja Evangélica Assembléia de Deus
Ministério Belém
Pindamonhangaba/SP





















Discipulando:

Telefone

Congregação:




Allen Marques Valadares Vaz









A melhor coisa que alguém pode fazer é deixar Deus ajuda-lo.

Sorren Kierkegaard


“Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós”.

Tiago 4:8


CONHECIMENTO DE DEUS EM CADA HÁBITO DA MINHA VIDA.

O conhecimento de Deus se dá principalmente quando deixamos o Senhor mostrar para nós qual o caminho que devemos seguir, qual o conselho que devemos ouvir e qual a resposta que Jesus nos dá para cada problema que surge em nossa vida.

A nossa vida se constitui de hábitos, comportamentos que seguimos dia a dia que nos dizem como somos e o que buscamos, por isto, para estar atento a voz de Deus.

“Os hábitos tem raízes profundas. O pecado, uma vez que você permita que se aninhe no seu coração, não o deixará, mediante um pedido seu. O costume acaba se tornando uma segunda natureza, como o cordão de três dobras, difícil de ser rompido( Ec. 4,12)
J.C. Ryle

Há uma lista de novos hábitos que devemos seguir para podermos crescer na graça e no conhecimento como diz a Bíblia:

HORA SILENCIOSA COM DEUS
A DORAÇÃO
BIBLIA
INTEGRAÇÃO
TESTEMUNHO
ORAÇÃO
SERVIR COM DIZIMOS E OFERTAS


Hora silenciosa com Deus

Marcos 1:35
Todos os dias da nossa vida, temos que parar por um instante e refletir para saber aquilo que o Senhor deseja de nossa vida durante aquele dia, ou mesmo, para agradecer por aquilo que Deus fez por nós.
Como vamos ouvir a voz de Deus se estamos falando o tempo todo, precisamos separar um tempo cada dia para orar, meditar sobre a Palavra de Deus e estuda-la.
Sem um devocional diário nós nos tornamos espiritualmente fracos e podemos cair facilmente.

Adoração

Salmo 29:2 , João 4:24, Efésios 1:6, Apocalipse 14:7
Ser grato a Deus em qualquer circunstância ou em qualquer coisa que eu faça, ter sempre presente a presença de Deus em minha vida e na vida dos meus irmãos....deixar-se envolver por sua graça que cura, restaura e nos ajuda a caminhar.



H. A.B.I.T.O.S.

HORA SILENCIOSA COM DEUS
A DORAÇÃO
BIBLIA
INTEGRAÇÃO
TESTEMUNHO
ORAÇÃO
SERVIR COM DIZIMOS E OFERTAS




A BÍBLIA:
DESCOBRINDO A VONTADE DE DEUS.


“Instruir-te-ei e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos” Salmos 32:8





Bíblia
Salmo 119:56
É interessante decorarmos versículos, porque decorar significar guardar no coração, quando decoramos um versículo guardamos uma semente de vida eterna em nosso ser Em cada lição, estaremos estudando um assunto diferente, e se durante a semana não voltarmos ao tema, ele vai embora com os dias da semana... Aceite o desafio de aprofundar-se no conhecimento de Deus, você vai descobrir a delícia que é ter como alimento a Palavra de Deus (Sl 19:4).


Integração com a igreja.
João 13:4-16 e Romanos 12:5
Há uma coisa que precisamos descobrir em nossas horas silenciosas, como posso servir a minha igreja... Uns tocam, outros cantam, outros servem como voluntários...O que é importante é que Jesus nos chama para sermos como Ele: para servir. Não sei qual é a sua toalha, mas Deus quer que você a pegue e comece a trabalhar.

Testemunho
Mt 28:19-20
Nosso testemunho de uma nova vida em Cristo se dá no meu modo de falar e no meu modo de agir. Testemunhar significa que a mudança que Cristo realizou em minha vida, deve ser conhecida (1Pe 2:9) e as pessoas dependem de mim para saber o que Ele pode realizar na vida delas (Rm 10:13-14).


Oração
Lucas 5:16, 1 Ts 5:17 e Tiago 5:16
Há uma oração para cada momento nosso, há as de alegria e de pranto, mas em todas elas uma coisa deve ser sempre clara em nossa mente: estamos falando com Deus que conhece cada ponto da minha vida e quer me ajudar. Jesus passou por todos os problemas que um homem pode passar, por isto, em qualquer que seja a dor, ele tem o remédio certo para nos curar, afinal, Ele é o médico dos médicos.

Servir ao Senhor com dízimos e ofertas.
Levítico 7:38, Malaquias 3:18, Hebreus 7:6
Servir ao senhor com nossa riqueza faz parte da nossa vida cristã, é reconhecer que tudo que temos vem de Deus (Pv. 3:9), nada temos que nos seja merecido, tudo que temos vem do Senhor, e é a Ele que damos com alegria porque Ele tem cuidado da nossa vida.
Lembre-se quando você oferta, você está reconhecendo qual é a maior riqueza que há em sua vida.

E agora?
Em cada ponto há uma lição pessoal para cada um de nós, que não pode ser passada a ninguém. É um hábito que eu devo desenvolver para me aproximar cada vez mais da vontade de Deus em minha vida, é um passo meu com a minha pegada para perto do Senhor.. Estes hábitos são desafiadores porque eles me levam a viver na dependência do Senhor e no centro da Sua vontade.

Stormie Omartian nos lembra que: “Quando você anda com o Senhor, nunca fica parado. Ou você segue em frente ou anda para trás. Ou você está ficando mais parecido com Cristo a cada dia ou está ficando menos parecido com ele. Foi por isso que escrevi este livro. Quero que você continue a andar para frente, passando tempo com o Senhor todos os dias. Quero que aprenda a amar a Deus e viver como ele para que possa receber tudo o que tem pra você. Quando você vive de acordo com a Palavra de Deus e pelo poder de seu Espírito Santo, é certo que o Senhor está operando a sua perfeita vontade em sua vida e que está se tornando tudo aquilo que ele o fez para ser”


Viva assim:
“Não faca nada que você não queira que Deus veja. Não diga nada que não deseja que Deus ouça. Não escreva nada que não deseja que Deus leia.não vá a qualquer lugar onde não queira ser encontrado por Deus”
J.C. Ryle

VENDO O DEUS INVISÍVEL EM MINHA VIDA

“Pela fé deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como vendo o invisível."
Hebreus 11:27

A Trindade e nós.

“para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu, em Ti; que eles também sejam um em nós para que o mundo creia que tu me enviaste”
(João 17:21)

JESUS:
NOSSO PERDÃO E NOSSA NOVA VIDA.

“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”
(2 Coríntios 5:17)



“Fizeste-nos para Ti, ó Deus, e nossa alma não encontrará repouso senão em Ti”
Agostinho

Introdução

Eu acredito de todo coração que Deus existe, que Ele se importa comigo e que tem o poder de me ajudar a ser um verdadeiro discípulo.

Por que?

Eu reconheço que não sou Deus, admito que sou impotente para controlar minha tendência de fazer as coisas erradas e que minha vida só terá sentido em Suas mãos.

“Pois eu sei que o que é bom não vive em mim, isto é, na minha natureza humana. Porque ainda que a vontade de fazer o bem esteja em mim, não consigo faze-lo” Romanos 7:8

Tente fazer cócegas em si mesmo! Você consegue? Assim é quando tentamos mudar a nossa vida para melhor por nós mesmos sem a graça de Deus. Quando admitimos para nós mesmos que somos impotentes em transformar nossa vida, estamos afirmando que há muitas coisas em nossas vidas que estão fora do nosso controle, da nossa vontade.
Neste momento entra em operação da graça de Deus, e podemos conhecê-Lo.

Nossos vícios x Onipotência de Deus

O vício aparece como o substituto de Deus, nasce da nossa ignorância de acreditar que a fome de Deus pode saciada por coisas materiais que podemos “controlar” e ter quando quisermos.

Quando estamos nessa situação, devemos parar de brincar de Deus, e lembrar que:
Somos incapazes de fazer por nós mesmos o que precisa ser feito por Deus, ou escolhemos servir a Deus e entregar tudo a Ele ou servir a nós mesmos e gerenciar quando Deus é importante. Não se pode servir aos dois!
PRATICAR A ENTREGA
“Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará ume amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro” (Mateus 6:24).

Nossa Ignorância x Onisciência de Deus

Nosso Deus conhece todos os interiores da nossa alma, tudo que sou e que tenho, lendo o Salmo 139 eu vejo que Ele conhece até a palavra que ainda não me chegou a boca.

Diante de tantas coisas, volto ao começo e reconheço que somente Deus pode me ajudar a caminhar, somente na sua Palavra encontro vida.(João 6:68) A pobreza de coração surge como a compreensão plena e a aceitação do fato que dependo totalmente do amor e da misericórdia de Deus.
PERSEVERAR EM PRATICAR
Brennan Manning diz que “a fé evangélica é o oposto da indiferença. Ela implica numa profunda insatisfação com a nossa presente condição”.



Nosso Orgulho x Soberania de Deus.

Uma característica divina que se contrapõe ao nosso orgulho é a soberania de Deus, significa que Deus é o Senhor do Universo, todo ele é dirigido por Ele, nada está fora do controle Dele, e Seus planos serão realizados.

Nosso orgulho tenta barrar a operação de Deus em nossa vida, queremos criar áreas fora da soberania divina, dizendo a nós mesmos: aqui é meu pedaço, isto é meu! (Pv.29:23).
O orgulho levará a buscar posição que julga merecer em vez de o levar ao lugar que Deus escolheu para mim.

Phillip Yancey nos lembra que a graça é para os desesperados, os necessitados, os quebrantados, os que não conseguem realizar nada por si mesmos. Outro modo do nosso orgulho mostrar-se é através nossas infindáveis desculpas (Lucas 12:2-3).

PRATICAR A CONFISSÃO
Ricardo Barbosa nos ensina que “a confissão é o ato de desnudamento da alma e do coração diante de Deus e dos homens, revelando-lhes seu verdadeiro caráter, buscando resgatar nossa verdadeira identidade, promovendo a liberdade e o caminho da comunhão”.


Nossa Insegurança x Eternidade de Deus.

Deus não teve principio e nem fim, ele vê o passado e o futuro de modo tão claro como olha o presente, por tudo isto Ele sabe o que é melhor para a sua vida (Is. 44:6). Toda preocupação é uma forma de demonstrar a falta de confiança em Deus (Mt.6:34).

PRATICAR A FÉ
Lembre-se “Para o homem é impossível, mas para Deus todas as coisas são possíveis”( Mateus 19:26, Romanos 1:16).

Nossa solidão e medo x Onipresença de Deus

O vazio bate em nosso coração bem fundo, trazendo na mala o desespero, mas Jesus sempre esta perto a nos dizer: “Eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente” (João 10:10).

Deus é infinito e está sempre presente, ninguém pode se esconder Dele. A Presença do Senhor deve ser experimentada todo o tempo, para se receber as suas bênçãos de maneira real.(Jr. 23:24)

Mark W. Baker fala que “Jesus ensinou que o crescimento espiritual não é um objetivo eu possamos alcançar sozinhos. Precisamos de Deus e dos outros. Esta necessidade não é um sinal de fraqueza, e sim o começo da força”.

Ed René Kivitz nos lembra que “quando somos abençoados por pessoas que agem em nome de Jesus, na verdade, somos abençoados pelo próprio Senhor Jesus. Por isso é que podemos experimentar a presença de Deus quando nos unimos com pessoas que pertencem a Ele”.

“Pois estou convencido de que nem a morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor” Romanos 8:38-39.

PRATICAR A CONFIANÇA
Nenhum temor pode me separar de vivenciar o amor de Deus na minha vida, seja por Ele seja pelo próximo. Relacionamentos são sempre desafiadores, seja com Deus ou com os irmãos da igreja, eles sempre buscam aperfeiçoar a porção de amor que há em nós. (Romanos 5:5)

Conhecendo Deus
seus atributos


Sonda-me, ó Deus, conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos”
(Salmos 139:23)

Comunhão
somos partes do Corpo de Cristo

“Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração”
Romanos 12:12


H.A .B.I.T.O.S.


Credo das Assembléias de Deus no Brasil diz:
“Cremos na inspiração divina e plenária da Bíblia bem como na sua infabilidade e inerrância, como única regra infalível de fé normativa para a vida e o caráter cristãos.”

DEUS NOS DÁ A DIREÇÃO PARA MINHA VIDA ATRAVÉS DA SUA PALAVRA

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.” 2Timóteo 3:16-17

Deus em sua bondade e sabedoria quis revelar-se a si mesmo e dar a conhecer o mistério da sua vontade (Efésios 1:19). Sendo que as coisas reveladas por Deus encontram-se e manifestam-se na Bíblia Sagrada, sendo escritas por inspiração do Espírito Santo (2Pedro 3:15-16).

Tendo sido Deus seu autor, todavia, escolheu homens, para que agindo Deus neles e por meio deles, colocassem por escrito, tudo aquilo e só aquilo que Ele queria (2 Pedro 1:21).

Quando o conhecimento passa da cabeça para o coração, a passagem não é mais Escritura deixada em algum momento para falar-lhe de Deus; tornou-se a comunicação viva de Deus onde Ele se revela para você. É dentro de cada um de nós e na intimidade do encontro com Deus que se conquista a felicidade que passa por todas as tristezas.
A Confissão de Fé protestante nos lembra que:”Todo o conselho de Deus concernente a todas as coisas necessárias para a glória dele e para a salvação, fé e vida do homem, ou é expressamente declarado na Escritura ou pode ser lógica e claramente deduzido dela”

ESTUDAR a Bíblia irá ajudar-me a PENSAR corretamente e, assim, eu estarei preparado para VIVER corretamente! → Leia Tiago 1:22 e Deuteronômio 11:18-19

AMAR PROFUNDAMENTE A PALAVRA DE DEUS

▫“Como eu amo a tua lei! Medito nela o dia inteiro." Salmo 119:97
◦“Eu amo teus mandamentos mais do que o ouro, mais do que o ouro puro." Salmo 119:127
Perceba o valor que está sendo dado a Palavra, a iluminação começa com Deus, é Ele quem acende a luz. Mas eu nunca vou ter esta luz se eu não valorizar a Bíblia o suficiente pra pegá-la e lê-la, para buscar a verdade.

→A BÍBLIA COMO ESPADA.

Em Efésios 6:17- está em nossas mãos. Em Hebreus 4:12- está nas mãos de Deus. A palavra de Deus também é usada em nós, a fim de moldar nossa vida de acordo com a vontade de Deus, a utiliza como um cirurgião para nos curar.


→A BIBLIA COMO ALIMENTO
“Jesus respondeu: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus ” Mateus 4:4

→A BIBLIA COMO ESPELHO
“Aquele que ouve a sua palavra, mas não a põe em prática é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência. Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita, que traz a liberdade, e persevera na prática desta lei, não esquecendo o que ouviu mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer” Tiago 1:23-25
A Bíblia mostra a verdade sobre nós mesmos, mas ela não pode mostrar nada se não olharmos para ela!


Quais são os livros que compõem a Bíblia?

Incluem-se todos os livros do Velho e do Novo Testamento, que são os seguintes, todos dados por inspiração de Deus para serem a única regra de fé e de prática( Efésios 2:20 e Apocalipse. 22:18-19):

O VELHO TESTAMENTO

PENTATEUCO:Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio

HISTÓRICOS: Josué ,Juízes, Rute, I Samuel, II Samuel, I Reis, II Reis, I Crônicas, II Crônicas,Esdras, Neemias,Ester

POÉTICOS: Jô, Salmos,Provérbios,Eclesiastes, Cântico dos Cânticos

PROFÉTICOS:Isaías, Jeremias, Lamentações de Jeremias, Ezequiel, Daniel, Oséias, Joel, Amós,Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias

O NOVO TESTAMENTO

EVANGELHOS e ATOS:Mateus,Marcos,Lucas, João e Atos dos Apóstolos.

CARTAS PAULINAS:Romanos, I Coríntios, II Coríntios, Gálatas,Efésios, Filipenses, Colossenses, I Tessalonicenses, II Tessalonicenses,I Timóteo,II Timóteo,Tito,Filemon

CARTAS UNIVERSAIS: Hebreus, Tiago, I Pedro, II Pedro, I João ,II João ,III João,Judas,Apocalipse



Os livros chamados Apócrifos, não sendo de inspiração divina, não fazem parte do cânon da Escritura Hebraica; não são, portanto, de autoridade na Igreja de Deus, nem de modo algum podem ser aprovados ou empregados senão como escritos humanos.
Luc. 24:27,44; Rom. 3:2; II Pedro 1:21.





Credo das Assembléias de Deus no Brasil diz:

“Cremos em um só Deus, que é santo, criador de todas as coisas, soberano, eterno, subsistente em três Pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo”

DEUS É UM
“Ouça, ó Israel, o nosso Deus, é o único Senhor” Deuteronômio. 6:4
“Lembre-se das coisas passadas, das coisas muito antigas! Eu sou Deus, e não há nenhum outro; eu sou Deus, e não nenhum como eu” Isaías 46:9

DEUS É UM SER que existe em três PESSOAS. "Na unidade da Divindade há três pessoas de uma mesma substância, poder e eternidade - Deus o Pai, Deus o Filho e Deus o Espírito Santo, O Pai não é de ninguém - não é nem gerado, nem procedente; o Filho é eternamente gerado do Pai; o Espírito Santo é eternamente procedente do Pai e do Filho. Não são três indivíduos separados, mas um só indivíduo subsistente em três personalidades distintas, sem serem separadas.”.

Significado de Pessoa: “O Ser divino, por causa da sua infinidade, eternidade, poder, etc., exige
Ser da forma que é, tripessoal sem que nos seja possível penetrar os mistérios da natureza interior de Deus” Heber Carlos de Campos.

As três pessoas da Trindade são eternas e incriadas.Ser Pai é uma obra exclusiva da primeira pessoa da Trindade, o Filho é gerado não no sentido de criado, pois nunca houve um tempo em que o Filho não fosse Filho e o Pai não fosse Pai, o Filho é eternamente gerado da essência do Pai (Hebreus 1:5). O Espírito Santo procede do Pai e do Filho, no sentido de como se relaciona o Pai (João 15:26) e com o Filho(João 16:7). Vale lembrar que o Espírito Santo também é incriado e eterna. Nenhuma das três Pessoas da Trindade surgiu antes da Outra.

Pai é diferente de Jesus – João 3:16, 3:35, Romanos 8:35
O Espírito é diferente do Pai- João 14:26
Jesus é diferente do Espírito- João 14:16-17

A TRINDADE também presente no Antigo Testamento.
Genesis 1:26; 3:22; 11:1-7; Isaías 6:3.

RELAÇÃO DE AMOR E DE AMIZADE.
Neste momento, as três pessoas da Trindade estão dialogando entre si interessadas em sua obra maior, chamar mais e mais pessoas para participar deste dialogo de amor e confiança. Deus é sempre a comunhão das três pessoas divinas: Deus-Pai nunca está sem o Deus-filho e o Deus- Espírito Santo. (Mateus 28:19; 2 Coríntios 13:13) Nosso ingresso na igreja de Jesus Cristo, dá-se pelo nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ser salvo por Cristo e tornar-se membro de sua igreja é penetrar no mistério da Trindade e ser envolvido por um Deus que é comunhão.(Efésios 1:3) Na salvação: o Espírito convence (João 16:8), o Filho se sacrifica (Hb10:10) e o Pai concede (João 3:16).
Como posso entrar neste relacionamento?
Através da ADORAÇÃO
“Atribuam ao Senhor a glória que o seu nome merece; adorem o Senhor no esplendor do seu santuário” Salmos 29:2 (NVI)
Adoração significa: “atribuir VALOR a algo”.
“No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura”. João 4:23 (NVI




ORAÇÃO
“A oração é uma oferta dos nossos desejos a Deus para a realização de coisas agradáveis à vontade dele, em nome de Cristo, com confissão dos nossos pecados e gratidão por suas misericórdias” John Armstrong

Orar é FALAR com Deus e OUVIR a Deus. Quando oramos, nós experimentamos a presença de Deus e o seu poder.
“Clame a mim e eu responderei e lhe direi coisas grandiosas e insondáveis que você não conhece”. Jeremias 33:3

Ore com CONFIANÇA, sabendo que Deus está OUVINDO cada palavra.
“Assim, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento de necessidade” Hebreus 4:16

Por exemplo, ORE usando as quatro partes que compõe a oração:
• ADORAÇÃO - Reconhecendo a Deus e a seus atributos.(Lucas 1:49-55)
• CONFISSÃO - Admitindo seus pecados. (Lucas 1:76-79)
• AGRADECIMENTO - Agradecendo por tudo o que Deus está fazendo em sua vida. (Lucas 1:46-48)
• SUPLICA - Perguntando a Deus sobre a sua vontade.(Lucas 1:34-38)

Ore SEMPRE em nome de JESUS CRISTO porque o homem, em razão de seu pecado, ficou tão afastado de Deus que a ele não se pode chegar sem ter um mediador; e não havendo ninguém, no céu ou na terra, constituído e preparado para esta gloriosa obra, senão Cristo unicamente, o nome dele é o único por meio do qual devemos orar.
“Até agora vocês não pediram nada em meu nome. Peçam e receberão, para que a alegria de vocês seja completa. João 16:24

Orar em nome de Jesus significa que suas orações devem refletir o CARÁTER de Jesus e sua PRESENÇA.
“Pois que grande nação há que tenha deuses tão chegados a si como o é a nós o Senhor nosso Deus todas as vezes que o invocamos?” Deuteronômio 4:7
Stormie Omartian no excelente livro “O Poder do Adolescente que ora” fala que: Sei que encontrar um tempo para ficar a sós com em oração com Deus pode ser uma tarefa difícil. mas se você torná-la uma prioridade, verá respostas para as suas orações como nunca viu antes

Todas as Pessoas da Trindade estão presentes na oração:
Deus Espírito Santo ajuda
“Desse modo, o Espírito socorre nossa fraqueza. Ainda que não saibamos pedir como é devido, o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis”. Romanos 8:26(BP)

Deus Filho intercede
“Poderá alguém condena-los? Foi Cristo quem morreu, ou melhor, quem foi ressuscitado e está à direita de Deus. Ele pede a Deus em nosso favor”. Romanos 8:24 (NLH)

Deus Pai responde
“Eu vos asseguro: que pedirdes ao meu Pai, Ele vo-lo dará em meu nome” João 16:23(BP)

Oramos ao Pai, em nome e pela mediação do seu Filho, no poder do Espírito Santo.


Credo das Assembléias de Deus no Brasil diz:

“Cremos na salvação presente, imediata, completa e perfeita e na justificação do homem recebidas gratuitamente de Deus pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo”

JESUS CRISTO E SEUS TÍTULOS DIVINOS
• Senhor Is. 40:3, I Co 15:25
• Rei Jr. 23:5, 2 Pe 2:11, Ap. 11:15
• Juiz Jo. 5:22
• Criador Hb. 1:10

JUSTIFICAÇÃO: DEUS NOS DÁ UMA NOVA POSIÇÃO EM CRISTO

Sem Jesus, estávamos no pecado, longe de Deus.
“Pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus” Romanos 3:23

Conforme ensina C.H. Spurgeon: “Toda a raça humana, pela queda, perdeu a comunhão com Deus (Gênesis 3:8 e 24), está sob Sua ira e maldição (Efésios 2:3; 3), e assim sujeita a todas as misérias nesta vida, à própria morte e ao tormento do inferno para sempre (Romanos 6:23; Mateus 25:41)”.

A dívida que temos com Deus por causa do pecado está acima de nossa capacidade de pagar.

Jesus Cristo deixa nosso pecado para trás, somos justificados.

Todos os nossos pecados e coisas ruins que fizemos foram perdoados por Deus e deixados bem longe da atualidade. Deus nos perdoa e nunca mais trará a Sua memória os pecados que cometemos. O sangue de Cristo nos limpa de toda mancha do pecado.

“Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus” Efésios 1:7
Spurgeon mais uma vez nos ensina que a “justificação é o ato da livre graça de Deus, em que Ele perdoa todos os nossos pecados (Romanos 3:24), e nos aceita como justos em sua vista (II Coríntios 5:21), só pela justiça de Cristo imputada a nós (Romanos 5:19), que é recebido unicamente pela fé (Gálatas 2:16; Filipenses 3:9)”.
Augustus Nicodemus Lopes nos ensina que “em Cristo Jesus você encontrará as armas espirituais vindas de Deus para lutar e vencer encontrará as armas espirituais vidas de Deus para lutar e vencer. Ele deseja cobri-lo com a couraça da justiça, com o capacete da salvação, dar-lhe o escudo da fé, revesti-lo do Espirito Santo e ensina-lo a orar para que resistas firme até aquele grande dia, quando o diabo será totalmente esmagado sob os pés da Igreja”.


REGENERAÇÃO (nascer de novo) : sou filho de Deus agora.

A salvação ocorre no momento em que alguém crê no Senhor Jesus Cristo, e O recebe como seu Senhor e Salvador. Todos nós nascemos Suas criaturas, somente é filho aquele que recebe a Jesus como Senhor e Salvador de sua vida
“ Mas todos quantos o receberam deu-lhes poder de serem filhos de Deus: aos que crêem em seu nome” João 1:12

Nós, que cremos em Jesus Cristo, nos tornamos filhos de Deus. Somos duplamente d´Ele na verdade, pois Ele é nosso criador e também nosso redentor. Não pertencemos a nós mesmos, Deus nos criou e remiu
“Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim” Gálatas 2:20

“O grau de bênção desfrutada por qualquer homem corresponderá exatamente à vitória mais ou menos completa de Deus sobre ele”. A. W. Tozer


SANTIFICAÇÃO

“Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.” Hebreus 12:14

A santificação é o modo como aparece a minha nova resgatada do pecado pelo sangue de Jesus Cristo. Ela se dá:
• Numa nova compreensão espiritual
“Pelos teus mandamentos, alcancei entendimento; pelo que aborreço todo falso caminho” Salmos 119:104

• Coração Revolucionado
“E vos darei um coração novo e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei o coração de pedra da vossa carne e vos darei um coração de carne” Ezequiel 36:26

• Vontade transformada
“E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” Romanos 12:2

• Atitude diferente para com o pecado
“Mas, agora, libertados do pecado e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna.” Romanos 6:22

• Disposição para obedecer a Deus
“Sabemos que O conhecemos se cumprirmos Seus mandamentos” I João 2:3 (BP)

• Coração habitado por Cristo
“Eu sou a videira, vós a varas; quem está mim, e eu nele, este dá muito fruto, porque sem mim nada podereis fazer” João 15:5

• Vida separada
“Quem espera Nele desse modo purifica-se como ele é puro.” I João 3:3

FALAR DE TÃO GRANDE ESPERANÇA...

Fale de Jesus sempre, se possível use palavras... Meu testemunho é contar a alguém o que Jesus fez em minha vida. É a minha vida transformada por Jesus que fala.
“Uma coisa eu sei: eu era cego e agora vejo!” João 9:25b (NVI)

Como?
1. Através do meu modo de vida
“Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus” Mateus 5:16

2. Através do meu modo de falar
“Somos embaixadores de Cristo, e é como se Deus falasse por meio de nós. Por Cristo vos suplicamos:Deixai-vos reconciliar com Deus” 2 Coríntios 5:20
“O que você é fala tão alto, que eu não consigo ouvir aquilo que você diz” R.W. Emerson

POR QUE EU DEVO CONTAR A MINHA HISTÓRIA?
• Deus está contando comigo.
“...para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” I Pedro 2:9b

• As pessoas dependem de mim.
“Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, pois, invocarão aquele em que não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não houver quem pregue?” Romanos 10:13-14

MISSÕES (FALAR DE JESUS) não é apenas um ministério da igreja para uns poucos, é um estilo de vida de todo aquele que recebeu Cristo como seu Senhor e Salvador. Se Cristo está em nós, nosso falar e agir devem refletir Sua presença, e tudo que eu faço deve levar os outros a conhece-Lo.



Águas que transformam

“Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado”. Marcos 16:16.



Vivendo a santificação.

“A vitória começa com o nome de Jesus em nossos lábios, consumada com a natureza de Jesus em nosso coração”.
Francis Frangipane


A PARTIR DA LEITURA DAS ATITUDES DE MOISÉS EM HEBREUS 11:23-27, VAMOS DESCOBRIR COMO MOÍSES VIU O DEUS INVISÍVEL.

RECUSOU

“Pela fé, Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó" Hb 11:24
Moisés estava sendo treinado para ser um dos grandes homens do maior império da época, o Egito, ele tornou conhecedor de toda ciência avançada que havia na época (Atos 7:22). Era como se hoje ele estivesse sendo treinado para ser um dos grandes líderes dos EUA, e recusou. Ele recusou a glória dos homens, recusou ser grande para ser engrandecido pelo Grande Deus, ele deixou para trás a fama, poder, influência, orgulho...recusou caminhar como o mundo gostaria que ele andasse.(1 Coríntios 13:8)

“Ao contrário, revistam-se do Senhor Jesus Cristo, e não fiquem premeditando como satisfazer os desejos da carne” Rm 13:14
O amor “tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta” (1 Corintios 13:7)

ESCOLHEU

“Escolhendo, antes, ser maltratado com o povo de Deus do que por, um pouco de tempo, ter o gozo do pecado" Hebreus 11:25
A cada dia, a cada instante somos chamados a escolher entre o gozo transitório do pecado, que tem seu próprio prazer mas é incomparavelmente menor do que a gloria futura que surge da tribulação. A escolha é entre o prazer do pecado por pouco tempo ou a vida consagrada eterna no corpo de Cristo.(1 João 4:4)
A vida cristã não é uma negação das dificuldades, mas certeza que cada problema do cristão já “passou pelas mãos de um Pai de amor e traz consigo, mesmo antes de chegar, um propósito eterno”. Deus usa o deserto como um descanso da vontade, onde nada faz sentido ou nos agrada a não ser aproximar-se de Deus e aprender a confiar que dEle provém TUDO que necessitamos. (João 15)

TER

“Tendo, por maiores riquezas, o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa" Hebreus 11:26

Qual é seu tesouro? O que você quer com a sua vida? Qual seu alvo?

“Porque, onde está o vosso tesouro, aí estará também o seu coração” Lucas 12:34

Quando analisamos quais são nossas vontades descobrimos o que buscamos, porque praticamos tal ato. Agostinho dizia que se queremos conhecer alguém, não devemos perguntar o que a pessoa faz, mas o que mais ama.

“Melhor é o pouco havendo o temor do Senhor, do que o grande tesouro onde há inquietação” Provérbios 15:16

Tudo que fizermos deve nascer no amor de Cristo. Tendo nEle o começo e fim da nossa vida, para que não sejamos como um metal de bronze, que frio soa apenas por soar sem amor em cada som. (1Corintios 13:1)



DEIXOU
“Pela fé, deixou o Egito, não temendo a ira do rei” Hebreus 11:27a

“Nada, nem adoração, nem guerra, nem amor, nem libertação se alcança verdadeiramente se perdemos o objetivo único da nossa fé: a semelhança de Cristo”. Francis Frangipane

Depois que você escolheu ter a alegria de Cristo em sua vida, Deus quer ter uma intimidade cada vez maior com você, quer fazer seu amor transbordar em sua levando embora tudo aquilo que não é de Deus, inclusive o medo de perder ( 1João 4:18).
Jesus diz que quiser a ganhar a própria vida vai perdê-la (Lucas 9:24). Não vale a pena, nós ficarmos colocando áreas em nossa vida em que somos proprietários, pois vamos perder a nossa vida (Hebreus 12:14-15). Devemos entregar toda a nossa vida a Deus (Salmo 37:5).

“Se, portanto, todo o teu corpo for luminoso, sem ter qualquer parte em trevas, será todo resplandecente como a candeia quando te ilumina em plena luz” Lucas 11:36

“O quebrantamento e o arrependimento levam à entrega. Jamais nos abandonaremos ao Espírito enquanto pensarmos que podemos mudar sem Ele”. →Mateus 3:8

FICOU
“...Ficou firme" Hebreus 11:27
A maior dificuldade do cristão hoje em dia é permanecer em perseverança, muitos desistem na primeira pedra do caminho, esquecem que há um Deus que remove montanhas a seu favor (Filipenses 4:10-13).
Temos que permanecer firmes nesta nova vida a cada instante (1Corintios 15:58), sejam nos bons ou maus momentos (Atos 11:23), sabendo que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que acreditam e vivem para Jesus Cristo. (Romanos 8:28). Como disse Joseph Baily: “Lembre-se na escuridão o que você aprendeu na luz”.

“E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus” Filipenses 4:8

A sanidade espiritual é quando “a mente, a vontade e as emoções de alguém estão sob controle do Espírito Santo”. (1 João 1:9)

VENDO
“...Como vendo o invisível" Hebreus 11:27

“Um dos segredos da vida permanente é o reconhecimento de que Cristo agora é nossa vida, então o que é verdade sobre a sua vida torna-se verdade sobre nós”.Mike Wells

Depois destes passos vamos buscar não nossa própria grandeza ou vontade, mas buscar engrandecer nosso Deus que é digno de toda honra, toda glória e todo o poder sobre a nossa vida (2 Corintios 3:18).
Brennan Manning diz que: “o santo não é alguém bom, mas alguém que experimenta a bondade de Deus”. É este chamado a experimentar e vivenciar a cada dia a bondade de Deus em através da nossa é que poderemos dizer que estamos vivendo o amor do Pai, vendo a compaixão de Jesus visivelmente através de cada ato de nossa vida com nossos irmãos e com nosso Deus de amor.(Filipenses 1:9)
“Estou convencido de que aquele que começou a boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus” Filipenses 1:16

“Sou arco em tuas mãos, Senhor.
Estenda-me para que eu não perca a utilidade
Não me estenda além da conta, Senhor, posso quebrar
Estenda-me além da conta, Senhor- e daí se eu quebrar”.
Nikos Kazantzakis















Credo da Igreja Evangélica Assembléia de Deus no Brasil

“Cremos no batismo bíblico efetuado por imersão do corpo inteiro uma só vez em águas, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, conforme determinou o Senhor Jesus Cristo”.



1.É UM MANDAMENTO DE JESUS

Na Bíblia, no livro de Marcos, capítulo 16 e versículos 15 e 16 podemos ler o que o próprio Jesus disse:
"E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda a criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado"


JESUS TAMBÉM FOI BATIZADO - para em tudo ser o nosso exemplo.

Mateus 3:13-15 - " Então veio Jesus da Galileia ter com João junto do Jordão, para ser batizado por ele. Mas João opunha-se, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim? Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então, ele o permitiu."

OS DISCÍPULOS TAMBÉM PRATICAVAM este mandamento de Jesus

Atos 2:37-39 - " E, ouvindo eles isto, compungiam-se em seu coração, e perguntavam a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos varões irmãos? E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe; a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar."


2- QUAL O SIGNIFICADO DO BATISMO NAS ÁGUAS

Somos batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo
“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” Mateus 28:19

O Batismo nas águas simboliza o pacto entre Jesus e a pessoa que recebeu Jesus como Salvador.
“E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo” Atos 2:38

“A vitória espiritual é a resposta do amor incondicional e desinteressado a Deus e ao seu reino. Enquanto, permanecermos íntegros nas nossas motivações e desejos, enquanto permanecermos no caminho do discipulado e da cruz, enquanto permanecermos obediente e submissos ao Senhor e sua Palavra, permanecermos do lado de quem é e sempre será o vencedor” Ricardo Barbosa

É uma manifestação pública da sua fé em Jesus. É feita diante de Deus dos anjos e dos homens.
“E agora por que te deténs? Levanta-te, e batiza-te, e lava os teus pecados, invocando o nome do Senhor”. Atos 22:16

O Batismo simboliza a nossa morte para o velho « EU », os caminhos errados, o pecado e o mundo.
“Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado”. Romanos 6:6

"O arrependimento numa vida é a graça salvadora que por meio de um pecador, fora da verdadeira percepção do seu pecado, e compreensão da misericórdia de Deus em Cristo, finalmente, com pesar e aversão ao seu pecado, se volta para Deus com um propósito profundo,, e um empenho, de uma nova obediência"
John Armstrong

O Batismo simboliza a ressurreição de uma nova vida com Deus.
“Pois, quanto a ter morrido, de uma vez morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus. Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor”. Romanos 6:10-11

O Batismo é um funeral - a morte do « EU ».
“Porque aquele que está morto está justificado do pecado.Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos”Romanos 6:7-8

“Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos”. Colossenses 2:12

O mergulhar nas águas quer dizer que morremos para nós próprios e para o mundo.

As águas simbolizam o sangue de Jesus no qual mergulhados ficamos lavados dos nossos pecados.
O sair das águas simboliza o ressuscitar - nascer de novo - para uma nova vida com Jesus

“Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida”. Romanos 6:3-4

“O que o evangelho exige é que se deixe o pecado e se volte radicalmente para Cristo, o que é expresso internamente pelo arrependimento e fé, e, externamente pelo batismo. Pois nos submetemos ao batismo em nome de Cristo que anteriormente rejeitamos, e isso é a prova publica da nossa fé penitente nEle”.John Stott


Explicações do Batismo e da Santa Ceia por C.H. Spurgeon:

Batismo
é uma ordenança do Novo Testamento, instituído por Jesus Cristo (Mateus 28:19), para ser à pessoa batizada o símbolo de sua comunhão com Ele em sua morte, sepultamento e ressurreição (Rm 6:3; Cl 2:12), de ser enxertado nEle (Gálatas 3:27), da remissão dos pecados (Mc 1:4; At 22:16) e de sua entrega a Deus através de Jesus Cristo, para viver e andar em novidade de vida (Rm 6:4-5).

Modo correto do Batismo
é pela imersão, isto é: o mergulho de todo o corpo da pessoa na água (Mt 3:16), em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, de acordo com a instituição de Cristo e a prática dos apóstolos (Mt 28:19-20), e não pela aspersão ou derramamento de água, ou mergulho de uma parte do corpo, segundo a tradição dos homens (Jo 4:1-2).

Pode ser batizado
todos aqueles que realmente professam arrependimento (Atos 2:38; Mateus 3:6; Marcos 16:16; Atos 8:12, 36-37; Atos 10:47-48) para com Deus e fé em nosso Senhor Jesus Cristo e nenhum outro.

A Ceia do Senhor
é uma ordenança do Novo Testamento, instituída por Jesus Cristo; pela qual dando e recebendo pão e vinho, de acordo com a ordem do Senhor, Sua morte é mostrada (I Co 11:23-26) e os recebedores são, não de forma carnal nem corpórea, mas pela fé, feitos participantes de Seu corpo e sangue, com todos os Seus benefícios, ao alimento espiritual e crescimento em graça (I Co 10:26).

O Batismo e a Ceia do Senhor
se tornam úteis espiritualmente, não por causa de nenhuma virtude em si mesmos, nem em quem os administra (I Co 3:7; I Pedro 3:21), mas só pela bênção de Cristo (I Co 3:6) e obra do Espírito naqueles que os recebem pela fé (I Co 12:13).





• Introdução

Os candidatos a batismo estão se preparando para fazer parte do Corpo de Cristo, a Igreja. Este corpo somente se fortalece com o alimento da Palavra e com a batida do coração do amor do Pai, ou seja, pelo discipulado e comunhão.


COMUNHÃO – VOCÊ FOI FORMADO PARA FAZER PARTE DA
FAMÍLIA DE DEUS

"Escrevo estas coisas, embora espere ir vê-lo em breve, mas, se eu demorar, saiba como as pessoas devem viver na família de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e fundamento da verdade”. 1 Timóteo 3 14-15 (NVI)

I. Cinco tijolos para construir a comunhão

" o amor deve ser sincero, Odeiem o que é mau; apeguem-se ao que é bom. Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal .. Prefiram dar honra aos outros mais do que a si próprios. Nunca lhes falte o zelo, sejam fervorosos no espírito, sirvam ao Senhor. Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração. Compartilhem o que vocês têm com os santos em suas necessidades. Pratiquem a hospitalidade. Abençoem aqueles que os perseguem; abençoem, e não os amaldiçoem. Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram. Tenham uma mesma atitude uns para com outros, Não sejam orgulhosos, mas estejam dispostos a associar-se a pessoas de posição inferior. Não sejam sábios aos seus próprios olhos". Romanos 12.9-16 (NVI)


O primeiro tijolo na construção da comunhão é AUTENTICIDADE. (v.9)
“A Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito” Hebreus 4.12 (NVI)

2. O segundo tijolo na construção da comunhão é CORTESIA (v,10)
“não caluniem ninguém, sejam pacíficos, amáveis e mostrem sempre verdadeira mansidão para com todos os homens” Tito 3.2 (NVI)

3.O terceiro tijolo na construção da comunhão é MUTUALIDADE (v.12)
“se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se.Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se!”. Eclesiastes 4.10 (NVI)

• Encorajamento mútuo
• Honra mútua
• Responsabilidade mútua.

4. O quarto tijolo na construção da comunhão é a HOSPITALIDADE (v.13)
“todos os dias continuavam a reunir-se no templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria”. Atos 2.46 (NVI)

5. O quinto tijolo na construção da comunhão é UNIDADE (v.16)
"que haja real harmonia de forma a não haver divisões na igreja, tenham uma só mente, unida em um só propósito”. 1 Co 1.10 (NVI)

"Deus se opõe ao soberbo mas dá graça ao humilde”. Tiago 4.6 (NVI)

“Devemos perceber que nossas orações, atitudes e concordância com Deus são parte integrante do estabelecimento do Reino de Deus na terra!”.




IGREJA: UM LUGAR PARA VIVERMOS ISTO

Queremos um lugar onde possamos compartilhar nossos sentimentos verdadeiros (autenticidade); onde nossas diferenças são respeitadas (cortesia); onde somos encorajados a crescer espiritualmente (mutualidade); onde passamos tempo com as pessoas para conhecê-las melhor (hospitalidade); e, onde encontramos apoio para nossos propósitos e somos aceitos a despeito de nossas fraquezas (unidade).

VOCÊ FOI CRIADO PARA SE TORNAR
SEMELHANTE A CRISTO

“...ponham em ação a salvação de vocês com temor e tremor, pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer como o realizar, de acordo com a boa vontade dele”.
Filipenses 2.12-13 (NVI)

I. Três ferramentas usadas por Deus para tornar você semelhante a Cristo

1. A primeira ferramenta que Deus usa para nos tornar semelhante a Jesus é a Bíblia
"Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra”. 2 Timóteo 3.16-17 (NVI)


2. A segunda ferramenta que Deus usa para nos tornar semelhantes a Jesus é seu Espírito Santo
"na medida em que o Espírito do Senhor trabalha em nós. Nos tornamos mais e mais como Ele”. 2 Coríntios 3.18 (NVI)

3. A terceira ferramenta que Deus usa para nos tornar semelhantes a Jesus são as circunstâncias
"Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. Pois ... os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho”. Romanos 8.28-29 (NVI)

II. Três escolhas que vão ajudá-lo a se tornar mais semelhante a Jesus

1. Você pode escolher no que vai pensar!

“como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a tua palavra. Eu te busco de todo o coração; não permitas que eu me desvie dos teus mandamentos. Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti”. Salmo 119.9-11 (NVI)

“Ganhamos a pureza de pensamento, pois, quando mantemos a presença de Cristo, nossa mente fica pura o tempo todo como um rio que desce uma montanha”.
Irmão Lawrence

2. você pode escolher DEPENDER do Espírito de Deus momento após momento
"permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim. Eu sou a videira, vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim, e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma”. João 14.4-5 (NVI)


3. Você pode escolher reagir às circunstâncias como Jesus faria
"quando todo o tipo de provações se multiplicarem em sua vida, não as recebam como intrusas, mas dêem boas vindas, como a amigos. Entenda que vêm para testar sua fé e produzir em você a qualidade da perseverança. Mas deixe o processo avançar até que a perseverança seja completamente desenvolvida e você se torne uma pessoa de caráter maduro, íntegro, sem manchas”. Tiago 1.2-4

“No inicio da vida espiritual, devemos ser fieis naquilo que diz respeito a cumprir deveres e também negar a si mesmo. Depois disto, alegrias indescritíveis virão. Quando surgem dificuldades, precisamos apenas recorrer a Jesus Cristo e pedir sua graça. Com isso, tudo fica fácil”.
Frank Laubach

Pratique a hora silenciosa, reserve o seu tempo para ver como anda seu progresso espiritual, se Jesus vem sendo entronizado a cada dia cada vez mais em sua vida.


VIVENDO NO ESPÍRITO SANTO.

“Ensina-me a fazer a tua vontade, pois és o meu Deus. O teu Espírito é bom; guie-me por terra plana.” Salmo 143:10

SERVIR:
DESCOBRINDO O CORAÇÃO DE DEUS

“Cada um exerça o dom que recebeu para servir os outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas”
1 Pedro 4:10





FRANGIPANE, Francis Três Campos de Batalha, Ed. Vida, p.104.

LAUBACH, Frank e Irmão Lawrence Praticando a Presença de Deus Danprewan, p.62.

LAUBACH, Frank e Irmão Lawrence Praticando a Presença de Deus Danprewan, p.77.

Avivados pelo Espírito Santo
5 votos para obter poder espiritual

“Mas recebereis virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós, e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda Judéia e Samaria e até os confins da terra”
Atos 1:8


QUAL É O MEU VALOR?
“Se você ler a história, vai descobrir que os cristãos que fizeram máximo pelo mundo presente foram exatamente aqueles que pensaram o máximo no vindouro" C.S. Lewis

RIQUEZA
“De nada vale a riqueza no dia da ira divina....” Proverbios 11:4
APARÊNCIA
“A beleza é enganosa, e a formosura é passageira.” Provérbios 31:30
SUCESSO
“ Porque, quem te faz diferente? E que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te glorias, como se não o houveras recebido?” I Coríntios 4:7


DEVO ENTENDER QUE SOU OBRA PRIMA DE DEUS, SOMOS UMA OBRA FEITA PELO CORAÇÃO DE DEUS.
“Tu criaste o intimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe. Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável.. tuas obras são maravilhosas!Digo isso com convicção..” Salmo 139:13-14


RECONHECER QUE FUI COMPRADO POR UM PREÇO DE SANGUE
▫“Pois vocês sabem que não foi por meio de coisas perecíveis como prata ou ouro que vocês foram redimidos da sua maneira vazia de viver, transmitida por seus antepassados, mas pelo precioso sangue de Cristo,como de um cordeiro sem mancha e sem defeito” 1Pedro 1:18-19


FUI CRIADO PARA TER VALOR
▫“Como os preciosos filhos de Sião, que antes valiam seu peso em ouro, hoje são considerados como vasos de barro, obra das mãos de um oleiro” Lamentações 4:2

Não julgue cada dia pela colheita que fizer, mas pela semente que plantou
John C. Maxwell

COMO EU ME VALORIZO DIANTE DOS OUTROS?


DEIXO DE LADO MINHA VONTADE

“Pois desci dos céus, não pra fazer minha vontade, mas para fazer a vontade daquele que me enviou”
João 6:38

“A grandeza não é a medida da vontade própria, mas sim da auto-entrega. Quanto mais você perde, mais ganha”. Bill Hybels

“O individualismo é uma característica doentia da personalidade, ancorada na incapacidade de aprender com outros, na carência de solidariedade, no desejo de atender os próprios interesses”. Augusto Cury


ME ENVOLVO PESSOALMENTE COM OUTROS.

“Todos os que criam estavam juntos, e tinha tudo em comum” Atos 2:44 (ver João 13:3-5,15)
O dom de um ouvido aberto e um coração compreensivo é, as vezes, o maior dom que um cristão pode proporcionar ao outro.
O amor de Deus é gratuito, mas não é barato, o amor bíblico exige que eu farei a vontade de Deus para você, quer você mereça ou não, quer eu sinta vontade ou não (Mateus 22:39)



APRENDO A VER COMO JESUS VIU.

“Ao ver as multidões, teve compaixão delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor” Mateus 9:36
Compartilhar a Palavra de Deus em nossa vida através dos nossos relacionamentos, até que sejamos como Cristo e façamos mais por Cristo por todos que estão em nossa vida. “



EU DEMONSTRO MEU AMOR POR JESUS VIVENDO COMO ELE.

▫”Mas, vocês não serão assim. Ao contrário, o maior entre vós seja como o menor; e quem governa, como quem serve” Lucas 22:26

“Você começa a descobrir a grandeza do serviço quando renuncia seu direito pessoal de ser servido” Gene Wilkes

O objetivo com o discipulado que é que cada um seja uma parte ativa da igreja, um elemento contagiador de Cristo produzindo uma fagulha vida eterna nas pessoas que estão ao seu redor.


MODELO DE JESUS (FILIPENSES 2:5-8)

“Ser cristão é buscar a vontade de Deus para o mundo e se comprometer com a implementação dessa vontade” R. Cavalcanti

→SUBSISTINDO NA FORMA DE DEUS,
literalmente, quer dizer que Paulo diz que Jesus é Deus.

→NÃO JULGOU COMO USURPAÇÃO O SER IGUAL A DEUS,
não quis se aproveitar do fato de ser Deus em beneficio próprio.

→A SI MESMO HUMILHOU,
Que prova tremenda do fato de Jesus ter vindo a este mundo para servir e não ser servido.

→TORNANDO-SE OBEDIENTE ATÉ A MORTE DE CRUZ,
Jesus foi servo até o último segundo.

A Bíblia mostra a verdade sobre nós mesmos, mas ela não pode mostrar nada se não olharmos para

Neste ponto estamos falando sobre o propósito do serviço. O serviço cristão é o transbordar da presença de Deus em nossa vida através dos nossos atos. Servimos, porque estamos cheios da sua presença, e seu amor nos constrange a praticar o bem. (1Corintios 4:10)


Descubra a alegria de ser um ramo na videira que dá muitos frutos de amor (João 15)

Na igreja -Gálatas 5:13
SER SERVO COM AMOR EM TUDO.

No trabalho- Efesios 6:5-6
SER UM SERVO SINCERO, SEM FALSIDADE PORQUE CRISTO ESTÁ E AGINDO EM MINHA VIDA LÁ TAMBÉM.

Em Casa- I Timóteo 5:8
SER UMA PESSOA PRONTA A CUIDAR DOS FAMILIARES E SER O EXEMPLO DE AMOR.

A missão da igreja é:

O evangelho seja pregado,
Perdidos sejam alcançados,
Fiéis sejam fortalecidos,
Pobres sejam servidos,
Solitários sejam envolvidos
E Deus leve todo crédito por isto.
Bill Hybels










Baseado no livro “5 votos para obter poder espiritual” de A.W. Tozer

1o. Voto: TRATE SERIAMENTE O PECADO
“Pois, quanto a ter morrido, de uma vez morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus. Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor”. Romanos 6:10-11

Todo nosso ser deve ser entregue aos pés de Cristo para que possamos encontrar em nossa vida o verdadeiro avivamento. Nossos pecados devem ser conhecidos, nomeados, identificados e repudiados. Temos que confiar que Deus é poderoso e amoroso para ouvir e mudar a nossa vida, não podemos deixar que haja qualquer pecado em nossa vida que não esteja entregue a Deus para Ele nos perdoar. (Ap. 21:27)

“O que o evangelho exige é que se deixe o pecado e se volte radicalmente para Cristo, o que é expresso internamente pelo arrependimento e fé, e, externamente pelo batismo. Pois nos submetemos ao batismo em nome de Cristo que anteriormente rejeitamos, e isso é a prova publica da nossa fé penitente nEle” John Stott

João 3:21 - " Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus".


2o. Voto: - NÃO SEJA DONO DE COISA ALGUMA

“...aquele que semeia pouco pouco também ceifará; e o que semeia com fartura com abundância também ceifará. Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama o que dá com alegria. Deus pode fazer-vos abundar em toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficiência, superabundeis em toda boa obra” 2 Coríntios 9:6-8

"Deus permitirá que você tenha seu carro e seus negócios, sua profissão e sua posição, qualquer que ela seja, contanto que entenda que isso não é seu, em absoluto, mas Dele, e que tudo quanto está fazendo é apenas trabalhando para Ele. Então, poderá estar tranqüilo em relação a tudo isso, pois nunca precisamos nos preocupar por perder o que pertence a outra pessoa. Se estas coisas forem suas, você estará sempre olhando para suas mãos para ver se ainda estão ali, mas se forem de Deus, já não precisa se preocupar com elas" A.W. Tozer

Seja fiel com Deus, descubra o prazer da fidelidade do Senhor em sua vida ofertando e dizimando com fidelidade para a casa do Senhor. Lembre-se que no céu as ruas serão de ouro, então, para que acumular aqui, ajunte tesouros no céu. Não dê o que te sobra, dê o que te faltará (Lucas 21:4), descubra a transformação real da sua vida agora. (Mateus 6:19)

“O único limite que a nossa liberdade tem para dar e servir é o limite imposto pelo nosso próprio amor” John Stott

“enriquecendo-vos em tudo, para toda generosidade a qual faz que, por nosso intermédio, sejam tributadas graças a Deus” 2 Corintios 9:11

“Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo” Romanos 14:17

3o. Voto: - NUNCA SE DEFENDA

“Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e purificar de toda injustiça.” I João 1:8-9

Todos nós nascemos com o desejo de defender-nos. E caso insista em defender a si mesmo, Deus permitirá que você o faça. Porém, se você entregar a sua defesa a Deus, então, Ele o defenderá.(Êxodo 15:2).
Vamos nos lembrar que é o Senhor é quem luta por mim. E Ele será o Inimigo dos seus inimigos e Adversário dos seus adversários, e você nunca mais precisará defender a si mesmo.

“Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê ser Jesus o Filho de Deus” I João 5:5

“Resigne-se de sua insuficiência e reconheça sua insignificância para o Senhor. Quer você entenda isso, ou não, Deus o ama, está presente em você, vive em você, habita em você, chama você, salva você e lhe oferece entendimento e compaixão que não se compara a nada que você tenha encontrado num livro ou ouvido num sermão”. Brennan Manning

“Toda boa dádiva, todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes,em quem não pode existir variação ou sombra de mudança“. Tiago 1:17









4o. Voto: - NUNCA PASSE ADIANTE ALGO QUE PREJUDIQUE ALGUÉM
“Sem lenha, o fogo se apagará; e não havendo maldizente, cessará a contenda”. Provérbios 26:20

“O fofoqueiro não tem lugar no favor de Deus. Se você sabe de alguma coisa que possa vir a obstruir ou ferir a reputação de um dos filhos de Deus, enterre-a para sempre. Lembre-se sempre que foi a graça que fez você entrar no reino de Deus. É um favor imerecido. Porém, depois de você assentar-se à mesa do Pai, ele espera poder ensiná-lo como se portar à mesa. E Ele não lhe permitirá comer enquanto você não obedecer à etiqueta de Sua mesa. E que etiqueta é essa? É que não conte historias sobre os irmãos que estão assentados à mesa com você- não importando onde congregam, a nacionalidade ou acontecimentos do passado”. A. W. Tozer

“Se alguém supõe ser religioso, deixando de refrear a língua, antes, enganando o próprio coração, sua religião é vã” Tiago 1:26

5o. Voto: - NUNCA ACEITE QUALQUER GLÓRIA

“mas o que se gloriar, glorie-se nisto em me conhecer e saber que eu sou o SENHOR e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado diz o Senhor” Jeremias 9: 24

Na verdade, Ele só não simpatiza com nosso egoísmo. Ele apenas busca destruir dentro de nós qualquer coisa que tenha o gosto de amor-próprio, vanglória, auto-suficiência, e reproduzir em nós algo da beleza do Seu próprio caráter

Veja o que Paulo escreveu sobre si mesmo:
“Quando somos injuriados, bendizemos; quando perseguidos, suportamos; quando caluniados, procuramos conciliação; até agora temos chegados a ser considerados lixo do mundo, escoria de todos" I Co 4:12-13

VOTOS DE AVIVAMENTO para HOJE.

“E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões“. Joel 2:28

Esses votos são contrários à antiga natureza humana. Eles introduzem a cruz em nossa vida. E ninguém jamais pôde recuar depois de ter tomado sua cruz.
“Mas eu te oferecerei sacrifício com a voz do agradecimento; o que votei pagarei. Do SENHOR vem a salvação“. Jonas 2:9

No avivamento pessoal, acontece a grande coroação de Jesus em nossa vida, seu reino passa a ser a nossa vida, Sua presença está em cada ato nosso. O avivamento traz o senhorio de Cristo a nossa vida, traz uma vida com horror ao pecado, uma nova língua, uma nova maneira de lidar com as coisas materiais, uma nova maneira de encarar as lutas da vida, enfim, coisas novas vindas do céu para nossa vida, numa sempre novidade de vida, uma vida guiada por Jesus agora. (Efésios 2:1)

“Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida”. Romanos 6:3-4

O resultado da presença do Espírito Santo em nós, é que Ele nos faz testemunhas. O evangelho se torna real em nossa vida. Cada um de nós cheios do Espírito Santo somos um missionário de boas novas.(Atos 10:38)
A Grande Comissão (Mt 28:18-20) é para cada um que recebe a Cristo e quer viver na plenitude do Espírito. Viver a plenitude do Espírito é viver segundo a vontade de Deus, e a vontade de Deus é que todos sejam salvos e tenham a alegria da nova vida em Cristo.( Isaias 52:10 e Dn 7:14)
“Ora, os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo. E também há diversidade nos serviços, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de realizações, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos. A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso” I Coríntios 12: 4-7

Faça estes votos em sua vida e inicie o reinado de Cristo em seu coração e espalhe para todo mundo esta boa nova. Recebemos o Espírito Santo para sermos testemunhas de Jesus.( 1 Corintios 10:33)

“A evangelização é supremamente a obra de Deus nas vidas dos homens, na qual Ele alista a cooperação humana." Timóteo Carriker





“A nossa necessidade para que o Espírito Santo de Deus nos capacite para fazer bem feito qualquer coisa deveria nos incentivar a isso. Sem essa bênção nada do que fazemos tem resultados, e todos os esforços por avivamento serão em vão. Portanto, aproximemo-nos sempre e com intensidade do seu trono. Aproveite todas as oportunidades, especialmente a oração em seu quarto”. Andrew Fuller


Poder do Espírito Santo: “Sua infalível capacidade de tornar as coisas espirituais reais para a alma. Essa capacidade pode ir diretamente ao seu objetivo, em linha pronunciadamente reta; pode difundir-se através da mente como uma essência volátil infinitamente delicada, conseguindo fins acima e além dos limites do intelecto.” A.W.Tozer

VIVENDO OS VOTOS DE AVIVAMENTO

O resultado da presença da unção do Espírito Santo em minha vida é que poderei ser capaz de cumprir os 5 votos, como também a Sua Presença em minha vida faz com que:

1. Você não se sente atraído pelo PECADO
“ Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu Com óleo de alegria mais do que a teus companheiros“. Hebreus 1:9
“Não faca nada que você não queira que Deus veja. Não diga nada que não deseja que Deus ouça. Não escreva nada que não deseja que Deus leia.não vá a qualquer lugar onde não queira ser encontrado por Deus”


2. Minha MENTE é transformada (Atos 6:10 e I Corintios 2:13)
A presença do Espírito Santo leva Jesus à nossa vida, Seu reino passa a ser a nossa vida. O avivamento traz uma vida com horror ao pecado, uma nova língua, uma nova maneira de lidar com as coisas materiais, uma nova maneira de encarar os desafios da vida, enfim, coisas novas vindas do céu para nossa vida, numa sempre novidade de vida. (Efésios 2:1)
“Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida”. Romanos 6:3-4

3. Você sente PAZ espiritual. (Romanos 5:5, Isaías 32:17)
“Habito num lugar alto e santo, mas habito também com o contrito e humilde de espírito, para dar novo ânimo ao espírito do humilde e novo alento ao coração do contrito” Isaías 57:15

“Porque Ele se diz nossa vida! Ele esta conosco e em nos, Ele é a Videira e nos, os ramos, é assim porque Ele diz. Isso é fé! É suficiente! Não precisamos de prova experimental ou emocional, mas apenas que Ele o diga. Isso é a vida plena”Mike Wells

“E acontecerá, naquele dia, que a sua carga será tirada do teu ombro, e o seu jugo do teu pescoço; e o jugo será despedaçado por causa da unção.” Isaías 10:27

4. O seu "EU" morre (Galatas 6:8).
“Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor” Atos 3:19

“O arrependimento é necessário para que uma pessoa possa receber a salvação oferecida por meio de Cristo. Mas esse arrependimento não é a estação final, é apenas o começo. A confissão e o arrependimento de um coração quebrado, centrados em Cristo, vão caracterizar o verdadeiro mover do Espírito”. Lembra-se da oração que o próprio Jesus fez: Seja feita a Sua Vontade (Mateus 6:10)

5. Você sente DESAPEGO as coisas materiais.(Lucas 4:18)
“Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra” João 4:34
“As armas de Deus são outras. Seu poder transforma a vida e a alma humana, nos livra das ambições do poder, nos torna mais submissos e obedientes a Ele e sua Palavra, mais comprometidos com seu reino e sua justiça”.

6. Você passa a ter INTIMIDADE com o Pai. (Romanos 8:15)
“Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade” Filipenses 2:13

Minhas decisões são tomadas de acordo com aquilo que o Pai deseja que eu faça, antes de fazer qualquer coisa, eu procuro ouvir a opinião de Deus a respeito.



7. Você recebe o PODER de Deus para servir. (Atos 4:33)
“Ora, os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo. E também há diversidade nos serviços, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de realizações, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos. A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso” I Coríntios 12: 4-7

Se o Espírito Santo torna a vida de Jesus real em nós, é bom lembrar que a missão de Jesus estava fundamentada no fazer a vontade de Deus, priorizar a vida e servir ao próximo.

8. Você passa a ter SEDE de Deus. ( Romanos 15:13)
“Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo” Judas 20

Como os campeões se preparam para as competições treinando, o crente se prepara para vida, orando. Ore “até que se derrame sobre nós o espírito lá do alto; então o deserto se tornará em campo fértil, e o campo fértil será reputado por um bosque” Isaías 32:15
A busca de práticas espirituais como o Jejum:
“Renunciar o alimento, coisa tão básica para a vida, pode ser uma forma de dizermos para nos mesmos o quanto estamos dispostos interiormente, no firme propósito de nossa incondicional entrega e dependência exclusiva de Deus (...) Dedicar momentos de jejum e oração significa que a vida é alimentada de outro Pão." Carlos Queiroz

9. Deus se torna presente em você
“Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração” 2 Co 3:3

Nós passamos a viver o discipulado 24 x 7, 24 horas por dia nos 7 dias da semana eu dependo de Deus e sou templo do Espírito Santo (1Coríntios 6:19).

10.Você ama os perdidos
“Como também eu em tudo agrado a todos, não buscando o meu próprio proveito, mas o de muitos, para que assim se possam salvar” 1 Coríntios 10:33

O resultado da presença do Espírito Santo em nós, é que Ele nos faz testemunhas. O evangelho se torna real em nossa vida. Cada um de nós cheios do Espírito Santo somos um missionário de boas novas.(Atos 10:38)

A Grande Comissão (Mt 28:18-20) é para cada um que recebe a Cristo e quer viver na plenitude do Espírito. Viver a plenitude do Espírito é viver segundo a vontade de Deus, e a vontade de Deus é que todos sejam salvos e tenham a alegria da nova vida em Cristo.( Isaias 52:10 e Dn 7:14) Recebemos o Espírito Santo para sermos testemunhas de Jesus


“O Espírito como uma realidade experimentada e fortalecedora foi para Paulo e suas igrejas um ator-chave em toda a vida cristã, do começo ao fim. O Espírito cobria toda área ao lado da corrente de água viva: poder para a vida, crescimento, fruto, dons, oração, testemunho, e todas as demais coisas” Gordon Fee.









STOTT, John A Mensagem de Atos Editora ABU,2000, p. 85

TOZER, A.W. 5 votos para obter poder espiritual Editora dos Clássicos,2004,p. 20

John Stott em TIVE FOME -Um desafio de servir a Deus no mundo Serie Lausanne- ABU editora, 1989, p. 25

MANNING, Brennan O impostor que vive em mim Ed. Textus, 2005, p. 23.

TOZER, A.W. 5 votos para obter poder espiritual Editora dos Clássicos,2004,p. 25.

TOZER, A.W. 5 votos para obter poder espiritual Editora dos Clássicos,2004,p. 30

Timoteo Carriker, Caminho Missionário de Deus, editora Sepal, p. 304

5 doutrinas das Assembléias de
Deus

“E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder”
Lucas 24:49


ARMSTRONG, John O Verdadeiro Avivamento, ed. Vida

CAMPOS, Heber C. O Ser de Deus e seus atributos Ed. Cultura Cristã

CARRIKER, Timoteo Caminho Missionário de Deus Ed. Sepal

CRABB, Larry Chega de Regras Ed. Mundo Cristão.

CUNHA, Guilhermino Sua Igreja pode Crescer Ed. Vida

Discipulado: um projeto de vida Ed. Cristã Evangélica

Discipulado 1: Lições Bíblicas CPAD

EVANS, Tony Discipulado Espiritual Dinamico, Ed. Vida

FRANGIPANE, Francis Três Campos de Batalha Ed. Vida.

FEE, Gordon D. Paulo, o Espírito e o Povo de Deus United Press

HYBBELS, Bill Liderança Corajosa, Ed. Vida

HOLLADAY, Tom FUNDAMENTOS PARA UM DISCIPULADO

KENDALL, R.T. A Unção: ontem,hoje e depois Ed. Betânia

LAUBACH, Frank e Irmão Lawrence Praticando a Presença de Deus Danprewan.

LOPES, Augustus Nicodemus O que você precisa saber sobre Batalha Espiritual Ed. Cultura Cristã

MANNING, Brennan O Evangelho Maltrapilho, Textus, 2005.

MANUAL DE DOUTRINA DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS NO BRASIL Elaborado pelo Conselho de Doutrina da CGADB ed. CPAD.

MAXWELL, John AS 17 INCONTESTÁVEIS LEIS DO TRABALHO EM EQUIPE Ed. Mundo Cristão,2002

QUEIROZ, Carlos Ser é o bastante: Felicidade a luz do sermão do monte Editora Ultimato, 2003

RYLE, J.C. Uma palavra aos moços Fiel, 1994.

REES, Erik Formados para um Propósito Ed. Vida, 2007.

SOUSA, Ricardo Barbosa de O CAMINHO DO CORAÇÃO Encontro, 2004

SOUSA, Ricardo Barbosa Janelas para a vida: a espiritualidade do cotidiano Editora Encontro

STEDMAN, Ray C. Igreja: Corpo de Cristo, Ed, Mundo Cristão

STOTT, John A Mensagem de Atos Editora ABU,2000.

TOZER, A.W. 5 votos para obter poder espiritual Editora dos Clássicos,2004.

TOZER, A.W. Conquista Divina Ed. Mundo Cristão, 1987.

TIVE FOME -Um desafio de servir a Deus no mundo Serie Lausanne- ABU editora, 1989.

WILKES, Gene O Ultimo Degrau da Liderança, Ed. Mundo Cristão

WELLS, Mike Problemas, Presença de Deus e Oração Abba Pres

WELLS, Mike Perdido no Deserto, Abba Press.



Descobrindo o meu SER na igreja.

“Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado” Efésios 1:6

“As obras são manifestações publicas do fazer do discípulo diante das pessoas, e, como conseqüência natural, o Pai celestial é glorificado”


Qual é o seu S.E.R.?
Cada um de nós, fomos formados para um propósito único e pessoal. O Senhor nos capacitou com dons e nos deu uma paixão que orientada para o Plano Divino pode transformar a vida de muitas pessoas em nosso redor.

Sua participação num MINISTÉRIO pode fazer a diferença na IGREJA para transforma a vida de MUITOS.

• Singularidade
• Espiritualidade
• Responsabilidade


• SINGULARIDADE

Personalidade
“Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil”. I Corintios 12:7

Quando você descobrir aquilo para que foi feito, você dirá: não existe lugar como esse, nem mesmo parecido; então, este deve ser o lugar certo, você foi formado de um modo exclusivo por Deus. "A criatividade envolve pegar aquilo que você tem e aquilo que você é, e extrair o máximo das duas coisas”.

Experiência
“Sou teu, salva-me; pois tenho buscado os teus preceitos”. Salmo 119:94

Estamos aqui para fazer uma diferença. Não importa o quanto vivamos, mas como vivemos. Todos devemos contribuir de alguma forma. Deus sempre nos equipa para o que nos chama a fazer.
Deus o criou de modo único para um propósito. Nossos talentos não são para nosso próprio benefício, a questão não é você. Nosso propósito é ser o que Deus pretende que sejamos. Estamos aqui para servir a Deus e o fazemos servindo aos outros. Isso recebe o nome de ministério. Toda vez que você usa seus talentos para ajudar outras pessoas, você está exercendo o ministério.

“Se o amor de Deus é real nas nossas vidas, nos impulsionara a uma ação positiva para suprir com que temos a necessidade dos outros”.

Motivação
“Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça, Revelar seu Filho em mim, para que o pregasse entre os gentios, não consultei a carne nem o sangue”, Gálatas 1:15-16

Sua paixão (seu maior sonho) indica ONDE você serviria melhor. Ela lhe dá a motivação e energia para servir. O fato de cada um de nos se importar profundamente com algumas coisas mais do que com outras é devido a uma graça de Deus, que deu a cada um de nos uma paixão como parte de seu plano e propósito para a nossa vida. “Entrar em sintonia com as paixões que Deus lhe deu transforma sua vida diária” (Erik Rees)

• ESPIRITUALIDADE

Recebimento de dons espirituais
“Ora, os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo” I Coríntios 12:4
Dons Espirituais respondem a pergunta sobre O QUE eu devo fazer. Deus nos capacita para usarmos eles em propósitos eternos, para darmos nossa ajuda pessoal. Os temos de acordo exclusivamente com a vontade de Deus para nossa vida., dons espirituais são como uma “habilidade especial dada por Deus e recebida pelo crente ao converter por meio do Espírito Santo, para compartilhar o amor de Deus e fortalecer o corpo de Cristo” (Erik Rees)




• RESPONSABILIDADE

Lugar no Corpo de Cristo
“E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo” Ef. 4:11-12

A igreja precisa de você, não porque ela precisa de pessoas para preencher posições ou assentos, mas porque você é parte integrante do CORPO de Cristo. Você tem uma contribuição significativa a dar, e através dessa contribuição, você realiza o que Deus quer cumprir na igreja , na cidade e no mundo. Como diz Ed Rene: “a igreja é a comunidade da graça, comunidade terapêutica, agência de transformação social, sinal histórico do Reino de Deus, instrumentalizada pelo Espírito Santo enquanto serve incondicionalmente a Jesus Cristo, Rei dos reis, Senhor dos senhores, a quem seja glória eternamente, amém".

“Vivendo só um homem busca apenas sua própria salvação, o que é contrário à lei do amor...Ele não tem ninguém que corrija suas falhas...Deus nos fez como partes delicadas do seu corpo para depender, cada qual, da ajuda do outro...Os homens em comunidade, compartilham seus dons...Como pode alguém ser humilde, misericordioso ou paciente, se não houver outra pessoa perto? Os pés de quem você vai lavar, quem você vai servir, como você pode ser o menor entre todos, se você está só?"
Basilio de Capadócia

Temos que buscar o “contentamento de pertencer à casa de Deus cujo amor é mais forte que a morte e que nos capacita a viver no mundo embora já pertencendo ao reinado da alegria”


Meu SER e a Vida na Igreja.

“Portanto, pelos seus frutos os conhecereis”. Mateus 7:20

A descoberta do seu SER poderá ser empregada agora.

Um exemplo de princípio como igreja pode ser este:

Somos uma igreja que deseja crescer pela EVANGELIZAÇÃO de pessoas sem Jesus, ser mais eficiente pelo SERVIÇO, ser mais profunda pelo DISCIPULADO constante, ser mais calorosa e integradora pela COMUNHÃO, sermos mais fortes como pessoas que sempre estão em ADORAÇÃO.

A Exigência do Evangelho para nós.
“O que o evangelho exige é que se deixe o pecado e se volte radicalmente para Cristo, o que é expresso internamente pelo arrependimento e fé, e, externamente pelo batismo. Pois nos submetemos ao batismo em nome de Cristo que anteriormente rejeitamos, e isso é a prova publica da nossa fé penitente”.

Faça parte:

“A revelação de Jesus não esta contida apenas em seu ensino, esta também, e talvez devamos dizer principalmente, contida em suas ações. A Palavra que se fez carne, Deus aceitando a posição de servo, a lavagem aos pés dos discípulos- tudo isso tem a força da revelação, e uma revelação de Deus”. Yves Congar

Todos nós temos nosso SER único que pode vivificar dentro deste organismo vivo que é a Igreja.


S.E.R.
Descobrindo o meu lugar na igreja.

“Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado”
Efésios 1:6

Há cinco doutrinas básicas da Igreja Evangélica Assembléia de Deus, nesta lição vamos estuda-las, e compreender o respaldo que elas possuem na declaração do Nosso Credo realizada pela Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil.

Salvação e Regeneração.
Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê, não pereça mas tenha a vida eterna João 3:16

O credo da Igreja Evangélica Assembléia de Deus no Brasil diz:
Cremos na necessidade absoluta do novo nascimento pela fé em Cristo e pelo poder atuante do Espírito Santo e da Palavra de Deus, para tornar o homem digno do Reino dos Céus (Jo 3.3-8).

Santificação Progressiva.
Santificação, é um processo gradual na vida do crente. À medida que ele vai se aproximando do Senhor, pela leitura e conhecimentos da sua Palavra, pela vida de oração e consagração, na intercessão do Espírito Santo, ele vai se tornando mais semelhante ao Senhor, até atingir a estatura de varão perfeito como o é Jesus Cristo:

O credo da Igreja Evangélica Assembléia de Deus no Brasil diz:
Cremos na necessidade e na possibilidade que temos de viver vida santa mediante a obra expiatória e redentora de Jesus no Calvário, através do poder regenerador, inspirador e santificador do Espírito Santo, que nos capacita a viver como fiéis testemunhas do poder de Cristo (Hb 9.14 e 1Pd 1.15).


Batismo com Espírito Santo
O credo da Igreja Evangélica Assembléia de Deus no Brasil diz:

Cremos no batismo bíblico no Espírito Santo que nos é dado por Deus mediante a intercessão de Cristo, com a evidência inicial de falar em outras línguas, conforme a sua vontade (At 1.5; 2.4; 10.44-46; 19.1-7).

O batismo com Espírito Santo, é uma das maravilhosas promessas do Senhor para todos os crentes neo-testamentários, isto é, para todos os crentes que vivem na dispensação da graça:
“Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos que estão longe: A todos quantos Deus nosso Senhor chamar.” Atos 2:39

É uma nova experiência que o crente tem com Cristo. O Espírito Santo dá ao crente poder sobre a carne, sobre o mundo, e o diabo. O crente batizado com o Espírito Santo, sente um manancial de vida afluir do seu interior como as correntezas de um rio caudaloso:
“E o último dia, o grande dia da festa Jesus pôs-se em pé, e clamou dizendo: Se alguém tem sede, vem a mim e beba. Quem crê em mim, como diz a escritura, rios de águas vivas correrão do seu ventre. E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem, porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado.”João 7:37-39

Os crentes que ainda não são batizados com o Espírito Santo o conselho de Jesus é que o busquem até receber:
"E eu vos digo a vós. Pedi e dar-se-vos-á; buscai e achareis, batei e abrir-se-vos-á. Porque quem pede recebe, e quem busca acha; e a quem bate abrir-se-vos-á. E qual o pai dentre vós que se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou também, se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente? Ou também se lhe pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Pois vós sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito àqueles que lho pedirem?"Lucas 11:9-13

Falar em Línguas conforme exposição do Conselho de Doutrina
“Línguas como sinal externo inicial do batismo no Espírito Santo. Falar noutras línguas é uma expressão verbal inspirada, mediante a qual o espírito do crente e o Espírito Santo se unem no louvor e/ou profecia. Desde o início, Deus vinculou o falar noutras línguas ao batismo no Espírito Santo (2.4), de modo que os primeiros 120 crentes no dia do Pentecoste, e os demais batizados a partir de então, tivessem uma confirmação física de que realmente receberam o batismo no Espírito Santo (cf. 10.45,46). Desse modo, essa experiência podia ser comprovada quanto a tempo e local de recebimento. No decurso da história da igreja, sempre que as línguas como sinal foram rejeitadas, ou ignoradas, a verdade e a experiência do Pentecoste foram distorcidas, ou totalmente suprimidos”.

Cura Divina
O credo da Igreja Evangélica Assembléia de Deus no Brasil diz:
Cremos na atualidade dos dons espirituais distribuídos pelo Espírito Santo à Igreja para sua edificação, conforme a sua soberana vontade (1 Co 12.1-12).

Encontra-se com muita evidência este sinal nos quatro evangelhos e em Atos dos Apóstolos, sendo praticado por Jesus e seus santos apóstolos. O ministério terrestre do Senhor Jesus, foi maravilhosamente marcado pela operação de grandes maravilhas. Cura de enfermos, e libertação de oprimidos pelo diabo:
“O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os quebrantados do coração. A apregoar liberdade aos cativos, e dar vista aos cegos; a por em liberdade os oprimidos; anunciar o ano aceitável ao Senhor.” Lucas 4:18-19


A Vinda do Senhor e o Arrebatamento da Igreja

O credo da Igreja Evangélica Assembléia de Deus no Brasil diz:
Cremos na Segunda Vinda premilenial de Cristo, em duas fases distintas. Primeira - invisível ao mundo, para arrebatar a sua Igreja fiel da terra, antes da Grande Tribulação; segunda - visível e corporal, com sua Igreja glorificada, para reinar sobre o mundo durante mil anos (1Ts 4.16. 17; 1Co 15.51-54; Ap 20.4; Zc 14.5 e Jd 14).

Cremos na vida eterna de gozo e felicidade para os fiéis e de tristeza e tormento para os infiéis (Mt 25.46).

Cremos que todos os cristãos comparecerão ante o Tribunal de Cristo, para receber recompensa dos seus feitos em favor da causa de Cristo na terra (2Co 5.10).

Cremos no juízo vindouro que recompensará os fiéis e condenará os infiéis (Ap 20.11-15).

Virá a Segunda vez, para levar esse povo consigo:
"Na casa de meu Pai há muitas moras; se não fosse assim, eu vô-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver, estejais vos também.” João 14:2-3


Na segunda vinda do Senhor, quando ele vier para arrebatar a Igreja, o mundo não vai perceber mas somente a Igreja, porque ela será arrebatada para encontrar o Senhor nos ares.
“Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com ele nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares e assim estaremos sempre com o Senhor” I Ts 4:17

E sua terceira vinda, acompanhado de sua Igreja glorificada para implantar o milênio, em que parte da terra ele virá? Ele colocará seus pés, no mesmo lugar onde ele subiu. (Zacarias 14:4) E naquele dia estarão seus pés sobre o monte das Oliveiras que está defronte de Jerusalém para o Oriente.

Todos os que durante a grande tribulação, não adorarem a besta nem a sua imagem, tanto judeus como gentios, mas forem fiéis a Deus, pagarão por isso com a própria vida. Mas quando Jesus vier implantar o milênio, eles ressuscitarão para reinarem com Cristo.
Encontramos então na Bíblia, três épocas em que haverá ressurreição: A primeira se dará no arrebatamento da Igreja como já temos visto. A segunda fase da ressurreição, a qual a bíblia chama ainda de a primeira ressurreição, se dará no início do milênio. (Apocalipse 20:4-6)

Entendemos então que a primeira ressurreição se dará em duas fases. A primeira fase, no arrebatamento da Igreja, a segunda na terceira vinda de Jesus, quando vier para reinar. A segunda ressurreição, a de todos os ímpios, acontecerá no fim do milênio.
“Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram.” Apocalipse 20:5

No fim do milênio, todos os ímpios ressuscitarão e serão julgados por Jesus, diante do grande trono branco conforme Apocalipse 20:15-20.


Bibliografia
Este é o Credo das Igrejas Assembléias de Deus no Brasil
Cremos...
1 - Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
2 - Na inspiração verbal da Bílbia Sagrada, única regra infalível de fé normativa para a vida eo caráter cristão (2 Tm 3.14-17).
3 - Na concepção virginal de Jesus, em sua morte vicária e expiatória, em sua ressurreição corporal dentre os mortos e sua ascensão vitoriosa aos céus (Is 7.14; Rm 8.34 e At 1.9).
4 - Na pecaminosidade do homem que o destituiu da glória de Deus, e que somente o arrependimento e a fé na obra expiatória e redentora de Jesus Cristo é que pode restaurá-lo a Deus (Rm 3.23 e At 3.19).
5 - Na necessidade absoluta do novo nascimento pela fé em Cristo e pelo poder atuante do Espírito Santo e da Palavra de Deus, para tornar o homem digno do Reino dos Céus (Jo 3.3-8).
6 - No perdão dos pecados, na salvação presente e perfeita e na eterna justificação da alma recebidos gratuitamente de Deus pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor (At 10.43; Rm 10.13; 3.24-26 e Hb 7.25; 5.9).
7 - No batismo bíblico efetuado por imersão do corpo inteiro uma só vez em águas, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, conforme determinou o Senhor Jesus Cristo (Mt 28.19; Rm 6.1-6 e Cl 2.12).
8 - Na necessidade e na possibilidade que temos de viver vida santa mediante a obra expiatória e redentora de Jesus no Calvário, através do poder regenerador, inspirador e santificador do Espírito Santo, que nos capacita a viver como fiéis testemunhas do poder de Cristo (Hb 9.14 e 1Pd 1.15).
9 - No batismo bíblico no Espírito Santo que nos é dado por Deus mediante a intercessão de Cristo, com a evidência inicial de falar em outras línguas, conforme a sua vontade (At 1.5; 2.4; 10.44-46; 19.1-7).
10 - Na atualidade dos dons espirituais distribuídos pelo Espírito Santo à Igreja para sua edificação, conforme a sua soberana vontade (1 Co 12.1-12).
11 - Na Segunda Vinda premilenial de Cristo, em duas fases distintas. Primeira - invisível ao mundo, para arrebatar a sua Igreja fiel da terra, antes da Grande Tribulação; segunda - visível e corporal, com sua Igreja glorificada, para reinar sobre o mundo durante mil anos (1Ts 4.16. 17; 1Co 15.51-54; Ap 20.4; Zc 14.5 e Jd 14).
12 - Que todos os cristãos comparecerão ante o Tribunal de Cristo, para receber recompensa dos seus feitos em favor da causa de Cristo na terra (2Co 5.10).
13 - No juízo vindouro que recompensará os fiéis e condenará os infiéis (Ap 20.11-15).
14 - E na vida eterna de gozo e felicidade para os fiéis e de tristeza e tormento para os infiéis (Mt 25.46).



ESPÍRITO SANTO NOS FAZ CAPAZES DE ENTENDER A BÍBLIA

“Portanto, nós recebemos não o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus” I Coríntios 2:12

↔ Deus nos deu um GUIA na sua verdade pelo seu Espírito, passo a passo, você entende mais e mais a Palavra, me fazendo RESPONSÁVEL por entender a Bíblia:

"A obra do Espírito Santo é conduzir a igreja a lembrar e obedecer às verdades conservadas na Bíblia para todas as épocas". John Armstrong

“Mas vocês têm uma unção que procede do Santo, e todos vocês têm conhecimento... Quanto a vocês, a unção que receberam dele permanece em vocês, e não precisam que alguém os ensine; mas, como a unção dele recebida, que é verdadeira e não falsa, os ensina acerca de todas as coisas, permaneçam nele como ele os ensinou” I João 2:20,17.


Dicas para um estudo bíblico:

A fé (Rm 1:16) e o Espírito Santo (Jo 16:13) são elementos básicos para começarmos.

A Bíblia interpreta a si mesma (Hb 4:12):
Faça uso da REFERENCIA CRUZADA, normalmente, na sua Bíblia há um versículo que está indicado ao que você está lendo, isto é muito legal porque vemos que a Bíblia não é uma mistura desafinada de sons, mas uma sinfonia afinada organizada pelo próprio Deus.

Leia o ANTIGO TESTAMENTO à luz do NOVO TESTAMENTO. ►Romanos 16:25-26
JESUS CRISTO: a salvação por meio de sua morte e ressurreição é o centro de toda a revelação de Deus para os homens.→ João 1,3 ; I Timóteo 6:13 e Hebreus 1,1-2

E AGORA, FAÇA UM COMPROMISSO PARA A VIDA TODA...

1.Faça um COMPROMISSO com Deus de confiar nele e de se comprometer com a verdade expressa em sua Palavra.
Sabemos que O conhecemos se cumprirmos Seus mandamentos" I João 2:3 (BP)

2.Cultive entusiasmo e INTERESSE por examinar a Palavra de Deus, para encontrar respostas.
“Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, pra ver se era tudo assim mesmo” Atos 17:11

3. ENSINE os outros que você está aprendendo da Palavra de Deus
“Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria” Colossenses 3:16
Guilhermino Cunha ensina que “onde quer que a palavra seja pregada com fidelidade, acontecem fatos novos e maravilhosos, vidas são transformadas e as coisas antigas tornam-se novas”

4. PRATIQUE aquilo que você aprende das Escrituras.
“Toda escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça” I Timoteo 3:16

Nenhum comentário: