quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Celebrando a recuperação

Princípio 1

Reconheço que não sou Deus. Admito que sou impotente para controlar minha tendência de fazer coisas erradas e que minha vida está fora de controle.

Felizes os que sabem que são pobres espiritualmente.

1º Passo.

Admitimos ser impotentes diante de nossos traumas, nossos vícios e nossos comportamentos compulsivos que tornaram nossas vidas ingovernáveis.

Romanos 7.18-20 - Mateus 9.36 - Salmos 6.2-4 - Salmos 31.9-10

Oração do 1º Passo

Querido Deus, Sua Palavra me diz que eu não posso curar meus traumas, vícios e maus hábitos só negando que eles existem. Me ajude! Partes da minha vida (ou toda ela) estão fora de controle. Eu sei que não posso me “consertar” sozinho. Parece que quanto mais eu tento fazer a coisa certa, mais erro. Senhor, quero sair da negação e viver na verdade. Eu peço que me mostre o caminho. Em nome do seu Filho. Amém.

Versículos do 1º Passo

“É impossível curar uma ferida dizendo que ela não existe.” (Jeremias 6:14 BV)

“Se você esperar que tudo fique normal, jamais fará qualquer coisa.” (Eclesiastes 11:4 BV)

“Meu coração está agitado e cheio de medo; minha vida é pura aflição e desespero.”
(Jó 30:27 BV)

“Não me compreendo de modo algum, pois realmente quero fazer o que é correto, porém não consigo. Faço, sim, aquilo que eu não quero – aquilo que eu odeio. Eu sei perfeitamente que o que estou fazendo está errado, e a minha consciência má prova que eu concordo com essas leis que estou quebrando. No entanto, não o posso evitar por mim mesmo, porque já não sou eu que estou fazendo. É o pecado dentro de mim, que é mais forte do que eu e me obriga a fazer estas coisas ruins.” (Romanos 7:15-17 BV)

“Há certos caminhos que parecem perfeitos, mas quem segue por eles acabará encontrando a morte.” (Provérbios 14:12 BV)

“A minha vida ficou para trás, meus planos não se realizaram e meus desejos não se cumpriram.” (Jó 17:11 BV)

“O meu corpo está perdendo as forças por causa da dor; à noite o meu travesseiro fica molhado de lágrimas. Já estou ficando fraco da vista, chorando por causa da tristeza provocada pelos muitos inimigos que tenho.” (Salmo 6:6-7 BV)

“Sentimos que estávamos condenados à morte e percebemos como éramos fracos demais para socorrer-nos a nós mesmos.” (II Coríntios 1:9 BV)

Lições do Passo 1

Lição 1 – NEGAÇÃO

Nesta lição aprendemos que precisamos parar de negar nossa dor. A jornada da restauração inicia quando admitimos nossas “mentiras”. Mentira é um comportamento auto-protetor, uma máscara, que nos impede de encarar honestamente a verdade sobre nós mesmos.

Efeitos da NEGAÇÃO

  • Danifica nossos sentimentos
  • Desperdiça nossa energia
  • Estanca nosso crescimento
  • Nos aliena dos nossos relacionamentos
  • Prolonga nossa dor

Lição 2 – IMPOTÊNCIA

Quando paramos de mentir, de negar nossa dor e encaramos a realidade, vemos que somos fracos e que temos pouco controle sobre nossa vida. Então, estamos prontos para admitir que somos impotentes e que precisamos de Deus.


Princípio 2

Eu acredito de todo coração que Deus existe, que Ele se importa comigo e que tem o poder de me ajudar em minha recuperação

Felizes os que choram, pois Deus os consolará.

Passo 2

Viemos a acreditar que um poder superior a nós poderia restituir nossa sanidade.

“Porque Deus está operando em vocês, ajudando-os a desejar obedecer-lhe, e depois ajudando-os a fazer aquilo que Ele quer.” (Filipenses 2:13 BV)

Oração do Passo 2

Querido Deus, tentei “consertar” e “controlar” traumas, vícios e maus hábitos por minha própria força. Admito que, sozinho, sou impotente para mudar. Eu preciso começar a acreditar e aceitar Seu poder para me ajudar em minha recuperação. Você me amou tanto que enviou Seu Filho à cruz para morrer pelos meus pecados. Ajude-me a estar aberto à esperança que só posso encontrar Nele. Por favor, me ensine a começar a viver minha vida um dia de cada vez. Em nome de Jesus eu peço. Amém.

Versículos do Passo 2

“Lembrem-se que naqueles dias vocês estavam vivendo completamente afastados de Cristo; eram inimigos dos filhos de Deus e Ele não prometera nenhum socorro a vocês. Vocês estavam perdidos, sem Deus e sem esperança. Agora, porém, vocês pertencem a Cristo Jesus e, ainda que antigamente estivessem muito longe de Deus, agora foram trazidos para muito perto dele por causa daquilo que Jesus Cristo fez por vocês com o seu sangue.” (Efésios 2:12-13 BV)

“Entretanto, este tesouro precioso – esta luz e este poder que agora brilham dentro de nós – está encerrado num recipiente perecível, isto é, no nosso corpo fraco. Todo mundo pode ver que o poder glorioso que está dentro de nós tem que vir de Deus e não é nosso próprio.” (II Coríntios 4:7-8 BV)

“E este é o segredo: que Cristo no coração de vocês é a sua única esperança de glória.”
(Colossenses 1:27 BV)

“Não imitem a conduta e os costumes deste mundo, mas seja, cada um, uma pessoa nova e diferente, mostrando uma sadia renovação em tudo quanto faz e pensa. E assim vocês aprenderão, de experiência própria, como os caminhos de Deus realmente satisfazem a vocês.” (Romanos 12:2 BV)

“Não quebrará o caniço rachado nem apagará a pequena chama que quase não dá luz. Com fidelidade fará justiça.” (Isaías 42:3 BV)

Lições do Passo 2

Lição 3 – ESPERANÇA

O sentimento de sermos impotentes diante de nossos traumas, vícios e maus hábitos é o que nos permite vivenciar a ESPERANÇA propiciada pela descoberta e entendimento de que o Senhor nos ama e cuida de nós; somos importantes e preciosos para Ele, por isso Ele quer nos curar e restaurar, quer que tenhamos vida plena, quer preencher nossa vida com a alegria de Sua presença.

Lição 4 – SANIDADE

Nesta lição aprendemos que só Jesus pode nos devolver o equilíbrio emocional, a paz e a serenidade que tanto desejamos, restabelecendo a ordem e o significado a nossas vidas.


Princípio 3

Conscientemente escolho confiar toda minha vida e minha vontade aos cuidados e controle de Cristo

Felizes os humildes.

Passo 3

Decidimos entregar nossas vidas e nossas vontades aos cuidados de Deus.

“Portanto, meus irmãos, por causa da grande misericórdia divina, peço que vocês se ofereçam completamente a Deus como sacrifício vivo, dedicado ao seu serviço e agradável a Ele. Esta é a verdadeira adoração que vocês devem oferecer.” (Romanos 12:1 BLH)

Oração do Passo 3

Querido Deus, tentei resolver todos os meus problemas com as minhas próprias forças e falhei. Hoje quero entregar minha vida ao Senhor. Peço que seja meu Senhor e meu Salvador. Você é o primeiro e único Poder Superior! Peço que me ajude a pensar menos em mim e na minha vontade.

Quero submeter minha vontade ao Senhor, dia após dia, procurando Sua orientação e sabedoria para minha vida. Por favor, continue a me ajudar a superar os meus traumas, vícios e maus hábitos e que a minha vitória sobre essas coisas possa ajudar outras pessoas que verão Seu poder operando transformação em minha vida. Ajude-me a fazer sempre a Sua vontade. Em nome de Jesus. Amém.

Versículos do Passo 3

Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo.” (Romanos 10:9 NVI)

“Por causa da fé pequenina de vocês”, disse Jesus. “Porque se vocês tivessem fé ao menos do tamanho de uma minúscula semente de mostarda, poderiam dizer a esta montanha: “Saia daqui!” e ela iria para bem longe. Nada seria impossível.” (Mateus 17:20 BV)

“Venham a mim e Eu lhes darei descanso – todos vocês que trabalham tanto debaixo de um jugo pesado. Levem o meu jugo – porque ele se ajusta perfeitamente – e deixem que Eu lhes ensine; porque Eu sou manso e humilde, e vocês acharão descanso para suas almas; pois só Eu faço vocês carregarem cargas leves.” (Mateus 11:28-30 BV)

“Deixe nas mãos do Senhor tudo o que você for fazer. Confie nele de todo o coração e Ele fará o que for necessário.” (Salmo 37:5 BV)

“Guia-me com a tua verdade e ensina-me, pois tu és Deus, meu Salvador, e a minha esperança está em ti o tempo todo.” (Salmo 25:5 NVI)

“Sentimos que estávamos condenados à morte e percebemos como éramos fracos demais para socorrer-nos a nós mesmos; isso, porém, foi bom, porque assim nós colocamos tudo nas mãos de Deus, o único que poderia salvar-nos, pois é capaz até de levantar os mortos.” (II Coríntios 1:9 BV)

“Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu és o meu Deus; que o teu bondoso Espírito me conduza por terreno plano.” (Salmo 143:10 NVI)

“Em tudo quanto for fazer, lembre-se de colocar Deus em primeiro lugar. Ele guiará os seus passos e você andará pelo caminho do sucesso.” (Provérbios 3:6 BV)

Lições do Passo 3

Lição 5 ENTREGA

Confiar somente em nosso próprio entendimento foi a razão pela qual a maioria de nós precisou de restauração. Pôr isso, um grande passo em nossa restauração é a decisão de entregar as áreas de nossa vida que estão fora de controle ao Senhor, confiando que Ele fará tudo dar certo, entendendo Sua vontade, arrependendo-se dos pecados de auto-suficiência e reconhecendo que só Ele pode nos dar uma nova vida.

Lição 6 - AÇÃO

Agora chegou a hora de agirmos, deixando de lado as barreiras da culpa, do medo, do orgulho, da depressão e ter a coragem de entregar ao nosso Poder Superior, Jesus, as maiores e as menores coisas que nos afligem. Também, é hora de reconhecer que estamos só no começo e passarmos a viver UM DIA DE CADA VEZ.

Princípio 4

Abertamente analiso e confesso todas as minhas falhas a mim mesmo, a Deus e a alguém da minha confiança.

Felizes os que têm coração puro.

Passo 4

Fizemos um minucioso e destemido inventário moral de nós mesmos.

“Examinemos seriamente o que temos feito e voltemos para o Senhor.” (Lamentações 3:40 NTLH),,

Oração do Passo 4

Querido Deus, o Senhor conhece nosso passado, todas as coisas boas e más que fizemos. Neste princípio, pedimos que nos conceda a força e a coragem para listá-las para que possamos ficar limpos, enfrentando nossa realidade e encarando a verdade. Pôr favor, nos dê coragem para estender as mãos às pessoas que o Senhor colocou no nosso caminho de recuperação para nos ajudar. Obrigado por providenciar estas pessoas para nos ajudar a manter o equilíbrio enquanto fazemos nossos inventários. Em o Nome de Cristo que oramos. Amém.

Versículos do Passo 4

Na fraqueza ou abandono “Porque Deus está operando em vocês, ajudando-os a desejar obedecer-lhe, e depois ajudando-os a fazer aquilo que Ele quer.” (Filipenses 2:13 BV)

Na aflição pelo passado “Quando alguém se faz cristão, tornando-se uma pessoa totalmente nova por dentro. Já não é mais a mesma. Teve início uma nova vida!” (II Coríntios 5:17 BV)

Na carência “E Ele quem suprirá todas as necessidades que vocês têm, por meio das suas riquezas na glória, por causa do que Jesus Cristo fez por nós.” (Filipenses 4:19 BV)

Na solidão Jesus diz: “Estou com vocês todos os dias.” (Mateus 28:20 NTLH)

Na opressão e aflição “No Senhor podem encontrar alívio todos os que passam por perseguições e sofrimentos. Ele é um abrigo seguro nas horas de dificuldade!” (Salmos 9:9 BV)

No medo e na dúvida “Seja forte e corajoso! Nada de desânimo! Não fique com medo! Lembre-se bem: o Senhor seu Deus está com você, esteja onde estiver!” (Josué 1:9 BV)

Na melancolia e na apatia “Este dia foi especialmente preparado pelo Senhor; vamos nos alegrar, vamos festejar por causa dele.” (Salmos 118:24 BV)

Na preocupação “Deixem com Ele todas as suas preocupações e cuidados, pois Ele está sempre pensando em vocês e vigiando tudo que se relaciona com vocês.” (I Pedro 5:7 BV)

Lições do Passo 4

Lição 7 – MORAL

Nesta lição descobrimos a importância de fazermos um inventário moral de nossas vidas, analisando honestamente nosso passado para identificar todas coisas boas e ruins que aconteceram conosco e que nós fizemos contra ou a favor dos outros, permitindo que os sentimentos reprimidos ou negados do passado para que haja restauração.

1. Separando um tempo

Você precisa separar um tempo, marque uma hora com você mesmo. Separe um momento para estar a sós com Deus.

“...Ouça-me, fique em silêncio, e eu lhe ensinarei a sabedoria” Jó 33:33

2. Abrir o coração

Abra seu coração e sua mente para permitir que os sentimentos reprimidos ou negados em seu passado apareçam. Busque descobrir o que há debaixo de suas motivações.

“Por isso não posso ficar calado. Estou aflito, tenho de falar, preciso me queixar, pois o meu coração está cheio de amargura” Jó 7:11 (NTLH)

3. Depender

Dependa de Jesus para lhe dar a coragem e força que esse passo exige.

“Ame ao Senhor, ó povo de Deus, separado para ser dele. O Senhor protege com amor quem é fiel a Ele... Animem-se! Criem coragem, pois vocês estão confiando no Senhor!” (Salmo 31:23-24 BV)

4. Listar

Analisar seu passado honestamente, para fazer um minucioso e destemido inventário moral, você deve olhar através dos anos e listar as coisas boas e ruins, o equilíbrio é importante. Se você olhar só para as coisas ruins, distorcerá seu passado e se abrirá para uma dor desnecessária.

“Examinemos e coloquemos à prova os nossos caminhos, e depois voltemos ao Senhor” (Lamentações 3:40)

Lição 8 – PADRINHO

Esta lição mostra que você precisa de alguém para lhe encorajar e ajudar a praticar os passos e estar disponível nos momentos de recaída. Escolha alguém para ser seu Padrinho/Madrinha que tenha um relacionamento com Jesus, que seja um bom ouvinte e forte o suficiente para confrontar sua negação. Tenha também um parceiro(a) de prestação de contas. Isto é, alguém do seu grupo de apoio que ande lado a lado com você, no dia-a-dia.

Lição 9 – MEU INVENTÁRIO

Aqui chega a hora de sentar, pegar papel e lápis e começar realmente a escrever o inventário moral, listando as pessoas que magoaram você, as causas, os efeitos, os danos e a sua própria participação em cada item escrito. Você, também, registra as coisas boas, apontando as pessoas que lhe fizeram bem e a quem você deve ser grato.

Lições 10 e 11 – INVENTÁRIO ESPIRITUAL – Partes 1 e 2

Nestas duas lições aprendemos a aprofundar nosso inventário, analisando como todas essas coisas afetam nossa vidas e caminhada com Deus, influenciam nossos relacionamentos, prioridades na vida, atitudes, comportamentos e saúde.


Nenhum comentário: